terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dharamsala, ou o "Pequeno Tibete"

Depois de Shimla (The little England) seguiu-se Dharamsala, mais conhecida por ser o pequeno tibet. Curioso que num pais que parece que nunca mais acaba e onde em todo o lado so ves multidoes, acabe por saltar de miniatura em miniatura.:-) Interessante jogo de palavras este ( Estou inspirado hoje!!!hehehe)

De resto, estou contente! A viagem tem corrido bem, tem havido alguns contratempos, mas ate agora tudo controlavel. Alias, sinto que ja apanhei os tempos e os ritmos deste sitio. Estou mais sereno e tranquilo.E isso ajuda num sitio onde tudo acontece ao mesmo tempo.
Por exemplo, saio de uma viagem interminavel de 12 horas e o ultimo que quero encontrar e' uma caotica estacao de autocarros.Mas nao ha como evitar.
Entao a estrategia e' a seguinte: desco do autocarro, vou em direccao ao bar mais proximo, peco uma cola, sento-me tranquilamente a olhar para absolutamente lado nenhum. Cedo vem em minha direccao uma horde de locais com propostas de hoteis, taxis, drogas, e nao sei que mais.
Nao me pronuncio. Entre eles devem travar alguns dialogos que nao devem andar longe de um: "olha mais um que veio sozinho para as indias e ficou maluco".
E resulta...em um par de minutos e' ve-los a perseguir outro turista stressado com o movimento a' sua volta e a proferir inuteis "no Thank you" numa infrutifera esperanca de afastar a multidao.
So depois de beber calmamente a minha coca cola, saco a guia, vejo onde vou ficar, tento orientar-me e la vou como estivesse em minha propria casa.
:-)

Mas voltemos as descricoes dos lugares. Passei dois dias em Dharamsala, mais propriamente Macleod Ganj, o retiro oficial do Dalai Lama.
Nota-se uma influencia do budismo aqui. E nao e' que goste mais de umas religioes que outras, ate porque sei muito pouco de cada uma delas.
Mas pelo menos posso assegurar que o clima que se vive numa cidade como esta, e' diferente. Mais relaxado, mais positivo, com mais sorrisos em cada cara que encontras.
Alias, nao tem sido nada dificil conhecer pessoas. E acho que o melhor de cada viagem acaba por ser as pessoas que conheces e as historias que estao por tras.
Talvez num sitio como este, onde de facto sentes a espiritualidade e a importancia de dar valor a outras coisas, que encontras mais gente naquela fase da vida das mudancas ou do querer dar um outro rumo a' vida ou ate em busca de algo mais, que nem elas sabem muito bem explicar.
No entanto, so ao ouvir cada uma destas historias ja dava para escrever um livro.Eu tambem tenho a minha historia, mas ainda nao vou falar disso.
:-)
Mas sei que nem sempre sera assim.Que tambem vai haver momentos de solidao, de tomar as refeicoes sozinho,de andar a deambular de sitio em sitio sem ter qualquer dialogo que nao seja um "no thanks" em resposta a mais um estimulo comercial proposto por agentes locais.
Mas de tudo se aprente. E de tudo se disfruta.
Amanha, preparo-me para uma verdadeira aventura. Mais precisamente esta (http://en.wikipedia.org/wiki/Leh-Manali_Highway)
Estou com uma pica!!!

Abraco

P.S- peco desculpa pela falta de pontuacao e' que realmente nao sei onde fica o que nestes teclados.

2 comentários:

  1. etao bom tornar mo nos num verdadeiro camaleao e conseguir sentir que em cada lugar estamos em casa....adaptar mo nos aos sitios, as pessoas, a cultura, aos habitos, e sentir que isso faz parte denos, torna nos nos verdadeiros viajantes e ao mesmo tempo, cidadaos dos 4 cantos do mundo! a alma humana tem muitas dimensoes, mas poucas sao as pessoas que se apercebem disso! acho que nesse aspecto podemos considerar nos muito afortunados! nesse e em muitos mais, quetodos os dias se nos vao revelando!

    ResponderEliminar
  2. oi filhote ...fico feliz por saber que a tua viagem pelas índias está a ser uma aventura cheia de peripercias e descobertas e encontros com pessoas culturas e religiões que nos contagiam e nos desperta fascínio e nos leva a redimensioar comportamentos e atitudes .tudo bom para ti e que o céu te abençoe.beijinho grande mother.

    ResponderEliminar