sábado, 29 de agosto de 2009

Entre Varanasi e Agra

Duas referencias em qualquer guia turístico sobre a índia.

Talvez caissem demasiado juntas neste planeamento de viagem, pois quaisquer das duas cidades merecessem mais disponibilidade não tanto física, mas mais a nível mental.

Não é fácil viajar pela índia. Cansa!

O calor, as pessoas, o caos na rua, as grandes distancias entre as cidades, as viagens nocturnas de comboio, o constante assedio dos taxistas, os olores, a desorganização visual que envolve caminhar pelas ruas. Tudo isto tem um preço.E é certamente um preço mais que justo a pagar pela visão de hoje.

O famosíssimo Taj Mahal!!!Vale a pena. Mais.... só por esta visão, já valeu a pena a viagem!!! :-)Enquadrado entre o rio e jardins, o monumento acaba por ser um oásis emocional a tudo aquilo que a Índia sugere. Paz, Tranquilidade e Sossego.Fiquei umas horas, principalmente para ver o cair da tarde, ao mesmo tempo que parecia que o Taj mudava de cor consoante a hora do dia.eE' impossivel ficar indiferente a estas coisas. Fechas os olhos, abres os olhos, ves o Taj Majal e ficas imediatamente impressionado. Fiz este exercicio vezes sem conta e em todas elas tive a mesma sensacao visual. Uauuuuuuu!!!Telmita, vale mesmo a pena!!!

Para trás, ficou Varanasi!!!! Buff, Varanasi....Nem sei ainda os adjectivos adequados para descrever este sítio. Espiritual, religioso, protocolar, certamente, mas e' bem mais que isso. Por outro lado, envolve um certo lado mais obscuro, mórbido ate.Certamente serão os meus padrões ocidentais a falar mais alto. E nem falo tanto das cremações em si, mas prefiro não entrar em detalhes que não seriam muito agradáveis de explicar.

Bom, por agora e tudo.Amanha Jaipur. Entramos já na província de Rajastan. Das mais pobres regiões na Índia e também terra de rajás e luxuosos palácios. O eterno contraste indiano!!!

3 comentários:

  1. oi,filhote....felizes os que ousam!écompensador saber que valeu a pena.Que DIVINO te proteja te dê força para superar os obstaculos que te possam surgir.beijinho grande mãe

    ResponderEliminar
  2. Jaipur!! Onde fica o observatório de que fala Julio Cortazar em "A prosa do observatório"!! Uau! Conta! (Em almada existe uma escada humildemente inspirada nesse texto fantastico e nesse lugar longinquo e misterioso)

    ResponderEliminar
  3. esta na To Do List r vai ser feito! Como um dia um grande amigo me escreveu num guia footprint, O sonho comanda a vida!
    ja agora....GRANDE GUIA!

    ResponderEliminar