terça-feira, 21 de setembro de 2010

mohamed tem binóculos?

estava a esquecer-me de outra coisa interessante que aconteceu hoje. estávamos nós na piscina quando o P. decidiu pedir um gin tónico. o empregado solicito foi logo a correr e passados poucos minutos chegou com uma água tónica num balde de gelo (desporporcionalmente grande para a pequena lata que estava lá dentro). o P. olhou e perguntou: entao e o gin? e o empregado: gin? o que é gin? e o P.: gin! gordons...gordons gin? entao o empregado decorou aquele nome e voltou ao bar da piscina. quando veio ao pé de nós outra vez lá disse num sussurro (naao fosse o Todo Poderoso ouvir a sugestão diabólica que nos estava a dar): parece que isso que o senhor pediu é alcool! e como é alcool nao pode ser servido aqui fora...se quiser vá lá dentro ao restaurante do hotel que eles lá podem servir. aqui fora é que não....eu e o P. olhámos um para o outro com cara de parvos e nao fomos beber alcool para baixo de tecto nenhum.
Ao contar isto ao M. é que ele me deu a solução do enigma....é que na rua Mohamed podia ver...assim debaixo de telha, pode ser que os seus super binóculos nao tenham visão raio X ehehehehehehe

policia no deserto ou como nao provocar respirando baixinho...

incrivel....estou num hotel no kuwait. cheio de ocidentais, com piscina e um pedacinho de praia mais ou menos privada. mais ou menos porque quem nao está no hotel nao consegue "estacionar" no areal mas, por mar, consegue chegar á zona do hotel. pois é...está um calor que nao se pode e eu e o P., como tinhamos um dia off hoje, resolvemos ficar pelo hotel e mergulhar nas aguas do golfo pérsico e nas da piscina (para refrescar dos 40 graus que se fazem sentir). obviamente que nao trouxe um "burquini" por isso andei todo o dia no meu fato de banho ocidental. enquanto o P. estava ao meu lado era fácil e nada preocupante passear-me pela areia ou pela bordinha da piscina, mas a meio da tarde tive uma ideia....ir até à praia dar mais um mergulho de mar (tao salgado que nem dá para nadar e com a agua mais quente que um dos chás que ando a beber por ter perdido a voz). a ideia tornou-se estupida porque decidi ir sozinha. quando dei por mim, estava a outra metade da praia (nao privada) a olhar na minha direcção e ao meu lado já estava estacionado um policia. nao percebi se para me proteger, se para me "observar" e quem sabe contabilizar quantos camelos é que podia pagar por mim....senti medo, muito medo...e vergonha por ter sido tao otária....afinal, em roma sê romano! porque é que eu acho que só por estar a pagar uma bela conta de hotel, tenho direito a um bocadinho de ocidente aqui no meio do deserto? mentira...nao tenho bocadinho de ocidente nenhum...é apenas mais uma miragem de ocidente como o são os shoppings e as grandes cadeias globais (macnhac e outros que tais...sim, porque uma coisa é andar aos tiros com os americanos, outra é comer a comidinha saudavel que eles inventaram)!
hoje perguntaram-me: estás a gostar de estar aí? a minha resposta é: nao é bem gostar, é mais nao me importar! desde que nao provoque, nada me acontece...mas para eles, ás vezes só a maneira de nós respirarmos já é provocaçao suficiente...enfim...desta vez abusei mas prometo nao voltar a fazer! foi sem querer...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Férias na Escócia e alguns pensamentos soltos

As férias de 2010 foram passadas, mais uma vez, no frio! :) já vem sendo um hábito e depois de sitios como NZ, NO e DK, lá fomos nós para as Highlands.
Sobre os escoceses não há muito a dizer...a interacção com eles nao foi assim muita. Deu para perceber que a população é muito idosa. o que é estranho porque pensava que os escoceses reformados estivessem todos no algarve...mas afinal não. há uns que preferem ficar nos "glen" e nos "ben" e nos "fort" e nos "inver" lá do sitio. fazem eles muito bem porque de facto é um país lindo!
Mas aquela amostra de população faz-nos pensar em algo que gerou alguma discussão dentro do nosso mini carro e ainda a propósito da ultima decisão de Sarkozy(sempre cómicas as decisões deste senhor) relativamente á comunidade cigana residente em França. Ora, se na Europa nao estamos a ter/fazer filhos e temos um problema de natalidade grave, mas no entanto vemos as comunidades ciganas, islamicas, hindus, whatever, terem filhos em quantidades muito generosas e manterem as suas tradições e a auto sustentabilidade das suas comunidades, isso quer dizer que daqui a alguns/poucos anos, a Europa terá uma maioria de cidadãos não "arianos/europeus" (seja lá o que isso for) ou seja, nao originários do espaço europeu mas sim de uma qualquer etnia que hoje em dia muitos querem extraditar pois sao fonte de criminalidade (ouvi no outro dia o ministro dos negocios estrangeiros frances a dizer que 15% da criminalidade em frança era iniciada por pessoas da etnia cigana.a minha questão é: para onde é que ele extradita os outros 85% de casos?). Ora onde é que eu ia? pois, se a maioria das pessoas daqui a uns anos vao ser aquelas vistas como o inimigo hoje em dia e se essa maioria vai estar instalada de pleno direito no território europeu e se é essa maioria que vota...em que situação ficarão os "europeus/arianos" de hoje? que alianças se vão gerar, quem terá o poder no mundo? como será o mundo ocidental? quem será o inimigo? o inimigo dessa época será tratado da mesma forma que o inimigo dos nossos dias? será que podemos continuar a dizer: que sorte tive em nascer do lado certo do mundo? bom...quem souber as respostas que dê uns palpites...eu já tou como o M. "há aqui uma equação que não fecha". tá visto que vai haver mudanças e grandes, mas ao menos que fosse já...para nao fazermos muito mais disparates!
depois destes pensamentos atirados para o ar, aqui ficam umas fotos das terras altas :)