terça-feira, 9 de junho de 2009

Quem Me Ajuda?



Tenho um problema (entre muitos outros) que me preocupa! Várias dificuldades de relacionamento interpessoal já me foram apontadas nestes ultimos tempos...aceito-as e tento sempre perceber porque reajo de determinada forma. Compreendo que sou brusca e segundo as palavras de alguns, muito exigente. É verdade, sou exigente, é verdade, falta-me a paciência para a ignorância, incompetência e preguiça, é verdade, por vezes sou agressiva.
Se em relação a este terceiro ponto tenho feito muitos esforços (tenho inclusivamente um papel na parede do escritório em que trabalho com a frase: Tira as Pedras das Mãos, escrita com a minha letra depois da I. me apontar esse defeito) e tenho tido algum sucesso, já relativamente aos dois primeiros pontos, sinto-me muito perdida.
Como deixar de ser exigente (não estou a falar de exigir aos outros aquilo que eu dou/sei mas sim exigir-lhes aquilo que é seu dever dar/saber) e não passar a fazer parte do sistema e ser mais um promotor da mediocridade? Como deixar de ser exigente e compactuar com a promoçao da pequenez intelectual? Parece-me isto um pedido descabido, mas infelizmente recorrente!
O que sinto é que quem faz o que lhe compete entre dificuldades e tropeções é visto como esforçado, trabalhador, mesmo com limitações lá vai andando! É isto que se ouve, sempre reforços positivos. Quem tenta fazer as coisas sem erros, de forma ponderada, racional, exigente consigo e com os outros, é visto, não como esforçado, não como competente, não como profissional, mas como "demasiado exigente", "demasiado profissional", "demasiado rápido", demasiado, demasiado demasiado! É possível ser demasiado profissional? É possivel ser demasiado rápido? É possível ser demasiado perspicaz? Demasiado competente como já ouvi um dia? mas em que género de sociedade vivemos nós? Porque é que os outros levam reforços positivos e eu só levo paulada?
Compreendo que tenhamos que ajudar quem precisa, então mas e eu? Aparentemente também nao estou bem e ninguém me ajuda! Quem me ajuda a ter mais paciencia? Quem me ajuda a não esperar que os outros façam como eu e tentem fazer o melhor que conseguem? Quem me ajuda a compreender que ser exigente connosco próprios e com os outros é um defeito e não algo que me deva orgulhar? Quem me ajuda a mim? Quem me ajuda a esquecer que se deixar de agir assim vou passar a ser cúmplice deste portugal dos pequeninos, deste estado das coisas. Quem me ajuda a nao me sentir culpada por nao contribuir para evolução da sociedade?
Eu nao me estou a por num nível superior, eu sou apenas mediana. Não sou brilhante em nada do que faço, não sou especialmente inteligente e sou muito pouco esperta! Não é preciso sequer ser brilhante para ficar de lado, basta-nos ser exactamente aquilo que devemos ser e pronto...o caldo já está entornado!
Vou continuar a tentar ser mais calma, mais tolerante, menos agressiva, mais ponderada nas observações que faço e em todos os minutos em que seuqre pensar em abrir a boca. Mas não me peçam para desaprender tudo e me tornar em mais uma ovelha, no meio deste sistema que apenas priveligia os medíocres e põe de lado os apenas medianos! E depois ainda se admiram com a "fuga dos cérebros"...eu que sou uma parola já fico aterrada com isto, imagino se fosse de facto alguma coisa de jeito!

3 comentários:

  1. Não te posso ajudar, mas identifico-me com o problema... também a mim me dizem por vezes que sou agressiva, embora tenha melhorado muito ao longo dos anos :-) Parece-me que tens de continuar a ser como és, a lutar pelo que achas ser correcto... mas talvez consigas pôr mais diplomacia nas palavras, para as levar a bom porto. Que achas?

    ResponderEliminar
  2. pois....diplomacia! é essa a palavra chave! devia ter ido para Relações Internacionais em vez de andar a fazer crescer dinheiro na carteira nos outros!!!!! obrigada pela dica ;)

    ResponderEliminar
  3. Dificuldade no relacionamento interpessoal? NÃO DEIXES QUE TE COLOQUEM ESSAS M. NA CABEÇA.

    Quanto ao facto de seres exigente e teres pouca paciência para a ignorância... NAO MUDES! O PROBLEMA NÃO É TEU!

    ResponderEliminar