domingo, 19 de abril de 2009

Am I a Freak?


Na sexta feira tivemos uma aula engraçada. O desafio era identificar a curva da nossa vida relativa aos momentos de maior e menos criatividade. 1º conclusão, os picos (altos e baixo) de criatividade estao directamente relacionados com os momentos de maior e menor felicidade na vida! Até aqui, toda a gente na turma estava em sintonia! Depois passámos à análise dos momentos identificados. começou a C. a falar, e os momentos de criatividade dela estavam directamente e apenas relacionados com o trabalho/projecto que tinha num dado momento. Segui-se o Z.P. e a mesma coisa aconteceu....estranho, disse eu ao professor, os meus momentos de criatividade estão relacionados com factos da minha vida pessoal e nao profissional, sou eu que sou estranha? a resposta do professor nao foi muito clara mas a situação deixou-me apreensiva. a questão é: serei boa profissional? estarei a subvalorizar o lado profissional da minha vida? não é uma questao de juizo de valor, porque tanto acho brilhante uma pessoa bem sucedida a nivel profissional, como uma pessoa que opta pela vida pessoal e familiar. a questao aqui residia no facto de eu nunca ter pensado no assunto e me ter assumido deste sempre uma pessoa "career oriented"...ppenso que descobri naquele momento algo muito importante acerca de mim...
No intervalo fiquei a conversar com o Z.P. e fomos mais dentro no assunto. os momentos de criatividade e felicidade dele estavam sempre relacionados com o inicio de um novo projecto. em geral é isto que acontece com toda a gente, daí se falar em "entusiasmo inicial" e o tédio da rotina quando já se tem controlo sobre a situação. Ao analisar os meus momentos e o meu comportamento, cheguei à conclusão que os meus momentos de criatividade mais baixos são exactamente no inicio de um novo projecto. depois, ao conversarmos mais um pouco, percebi o porquê: falta de controlo. no meu caso, só consigo ser criativa, estar entusiasmada com algo, arriscar, fazer loucuras, quando controlo a situação, quando domino o contexto. esta necessidade de controlo, inerente a qualquer ser humano, é para mim um requisito para ser feliz e consequentemente, criativa! sou criativa no trabalho quando a minha vida pessoal corre sobre rodas! sou criativa na minha vida pessoal quando a minha vida profissional corre sobre rodas também. portanto em cada inicio de novo projecto/trabalho, fico basicamente e portuguesmente falando, atrapalhada, pouco criativa, nao arrisco e sou uma pessoa de missões: faço o que me mandam e faço-o bem!
a conclusão a que cheguei foi:
1º - serei boa profissional enquanto for boa T. e serei boa T. enquanto a minha vida profissional correr bem! é um equilibrio, nem muito para um lado nem muito para o outro! as minhas duas vidas equilibram-se e isso é bom!
2º - todos os patrões que me contratarem terão que esperar 1 ano (pelo menos) para verdadeiramente saberem como eu sou a trabalhar
3º - quando finalmente estou a ser criativa e altamente produtiva em alguma função, tenho tendência a pegar na trouxa e ir embora...esta é a minha nova admiração, nao sei o porque é que quando estou no meu melhor a coisa começa a deixar de ter graça...
se alguém me conseguir explicar o que se passa na minha cabeça nestes momentos, eu agradeço!
4º - e última conclusão, a rotina para mim nao é um inimigo porque aparentemente a rotina nao existe...quando ela se começa a instalar é quando as minhas fases criativas começam a emergir!
tendo consciência deste processo mental, acho que vou aproveitar muito melhor a vida a partir de agora!

Sem comentários:

Enviar um comentário