segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mudança da folha


Destino: Noruega! É talvez dos sitios onde gosto mais de ir, neste dia-a-dia de aeroportos, aviões que às vezes abanam, hoteis impessoais e lojas todas iguais, a Noruega é um país que continua a fascinar-me, pelas pessoas, pelos sitios mas acima de tudo pela energia de estar num sitio e querer de facto lá estar! nao querer estar noutro local qualquer! Às vezes acontece, quando se viaja tanto, se calhar demais, queremos estar em casa, queremos estar com os amigos, queremos estar com a familia, queremos nao estar....o que for...tudo menos estar onde estamos com quem estamos a fazer o que fazemos! Na Noruega é diferente! É mesmo bom estar ali, eu quero estar ali! Mais uma vez fiz uma volta pela costa oeste de Stavanger até Bergen! Linda costa oeste, maravilhosa Bergen! Apesar do cieiro que me foi destruindo nao só o sorriso como a vontade de comer gelados, estar em Bergen foi uma espécie de chuva de estrelas (nao no sentido televisivo do termo)...a sensação ao andar pelas ruas, ou conduzir entre montanhas e atravessar lagos, é a de que vai caindo em cima da minha cabeça uma chuva miuda de estrelas brilhantes como que a dizer: és sempre bem vinda! Existe essa harmonia, esse equilibrio quando estou lá...existe esse sentimento de pertença!
Desta vez senti uma urgência de aproveitar esse sentimento! Vivi a alegria de ter o enorme privilégio de conhecer um sitio assim...senti que talvez fosse a ultima vez que estaria ali, pelo menos nas mesmas condições, mas que isso nao era triste!
Os trilhos que vamos marcando nos sitios onde andamos, ficam por lá em parte, outra parte trazemos connosco! Esta viagem deixei muito mais do que trouxe (e olhem que trouxe mesmo muito). Deixei um percurso para voltar a fazer, deixei os meus olhos no mar, deixei a minha pele na floresta, tudo à espera de um regresso! vou voltar com outra bagagem, com outra companhia, com outro mapa, com outro guia...e é esse desconhecido, do que que trarei comigo nessa altura, do que serei nessa altura, que me dá este frio na barriga...estas borboletas que batem as asas sem cessar aqui na zona do estomago! saber que nao se sabe e, tal como diz o J., nao ter medo! Finalmente não ter medo de não saber. Nao sei o que vai ser o futuro, imagino que vai ser diferente mas tenho a certeza que vai ser bom! Nao vou dizer se espero que seja melhor ou pior. Não há melhor nem pior, nem perder nem ganhar, quando falamos da nossa vida, de nós. Tudo conta, todas as acções, todas as pessoas, todos os sitios e todas as situações entram nesta imensa conta de somar! No final de cada etapa temos o muito do que fomos somando e o resultado dessa aritmética só depende de nós próprios.
Por isso, este é o momento da urgência, da urgência das contas de somar, sim, porque se é para mudar de folha, entao que o balanço vá bem positivo! que se mude de folha porque se chegou ao fim das linhas da anterior e nao porque as contas estavam a dar mal! que se mude de folha para continuar a somar e para que no fim, lá bem longe, ao rever "a escrita" o saldo seja sempre positivo!
Foi neste espirito a que chamo "mudança da folha", que encontrei uma Noruega cheinha de novos rebentos, de folhas novas a nascer nas arvores, cheia de esperança, toda ela preparada para um novo ano....